segunda-feira, 24 de novembro de 2008

AULA PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE- LEITURA DE IMAGENS

AULA DE PRÁTICA DE ENSINO DE ARTE




PROPOSTA 1: (INDIVIDUAL) – Desenhar um rosto com diferentes expressões e formas.
PROPOSTA 2: Escolha uma das figuras e imagine como essa figura seria se fosse um personagem de uma história. Faça uma descrição física e psicológica de seu personagem.
Cada um com o seu personagem formem um grupo e invente uma história com os personagens.
Transforme a história em um roteiro de teatro (para que seja encenada). Seqüência de cenas (diálogo) é diferente de um texto narrativo em prosa.







Nome/ Título
Autor
ENREDO (Resumo/ Cenas importantes):
PERSONAGENS (Nome/ Participação):
VESTUÁRIO/ CENÁRIOS (Onde se passa):

CENA 1 ( ou ato)
(Inicia o diálogo):

Exemplo:





















Esta atividade é importante para o aluno perceber a diferença entre os gêneros textuais, (forma e conteúdo). Une a arte - a escrita e a oralidade, diversidade lingüística, trabalha-se pontuação, discurso direto (elemento da narrativa), descrição, verbos, e, enfim, a criatividade.






LEITURA DE IMAGENS

ROTEIRO DE APRECIAÇÃO ESTÉTICA E CRÍTICA DA OBRA DE ARTE.
PRIMEIRAMENTE OBSERVAR ATENTAMENTE A OBRA.

1- ITENS DESCRITIVOS:

1.1 SENTIMENTOS (Qual o sentimento que a obra de arte desperta em você)
Alegria, tristeza, dramaticidade, paz, leveza, depressão, revolta, relaxamento, tensão, esperança, melancolia, solidão, amizade, resignação, amor, agressividade, paixão, dinamismo, lentidão, vergonha, piedade, irritação, harmonia, compaixão, ternura, calmaria, austeridade.
Qual foi a sua primeira impressão desse trabalho?

2- CATEGORIA ESTÉTICA: (observe atentamente a disposição das linhas estruturais da obra).

1.2.1. LINHA (Como são as linhas da obra?)
Horizontais, verticais, torcidas, fortes, trançadas, espiraladas, suaves, denteadas, finas, grossas, curvas, contínua, circulares, diagonais, interrompidas, ausentes.

1.2.2. COR (Fixe a imagem, pisque e observe suas cores).
Primárias, frias, brilhantes, quentes, escuras, complementares, claras, terciárias, contrastantes, secundárias, neutras, fortes.
s cores interferem na obra de arte de modo a lhes proporcionar vida e as tornam mais interessantes?

1.2.3 TEXTURA (Identifique a textura adquirida pelos materiais empregados pelo artista na obra).
Lisa, áspera, sedosa/acetinada, arenosa, granulada, porosa, macia, inconsistente, rugosa, quebradiça, escorregadia, rígida, porosa, aveludada.

1.2.4 FORMA (Que tipo de forma foi utilizado pelo artista em sua obra?).
Geométrica, orgânica, angular, triangular, retangular, quadrada, semicircular, cônica, piramidal, arredondada, cilíndrica

1.2.5 COMPOSIÇÃO (Como o artista organizou as formas da obra?)
Equilibrada, simétrica, ritmada, desequilibrada, proporcional, desapropriada, sobreposta, apoiada, repetida, assimétrica.
Como os olhos se movimentam em relação à obra de arte?
Constante, ritmado, ondulado, salteado, flutuante, lento, superficial, profundo, uniforme, rápido.
Relacione os objetos que você vê na obra, situando-os. Há o destaque de algum deles em relação aos demais?

Nenhum comentário: