quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A forma do conteúdo e o conteúdo da forma

A forma do conteúdo e o conteúdo da forma

A criação artística desvela em imagens: sonoras, visuais, cênicas, o nosso modo singular de captar e poetizar a realidade.
Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...
Nesse sentido, arte são conteúdo e forma. Ambos são inseparáveis, um não vive sem o outro, são processos simultâneos. Se o conteúdo está associado à temática, à forma está associada à marca do autor, a sua poética, o seu modo de fazer, mostrar, expressar esse conteúdo. Assim sendo trabalhamos durante os bimestres; usando as ferramentas da tecnologia, através do programa POWER- POINT, os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio, produziram apresentações nas quatro linguagens artísticas, aprendendo arte através da arte, conhecendo assim a cultura iguapense, refletindo assim sobre as linguagens artísticas produzidas pela sua comunidade. Através, do hip-hop, patrimônio cultural, marujada, festa do Bom Jesus de Iguape, carnaval, festa do Divino Espírito Santo, organizando assim um festival de cultura popular, onde aconteceram apresentações das produções locais. Nem toda obra artística que trata de temáticas nos sensibiliza. Não é simplesmente o assunto, o conteúdo que nos emociona, mas a forma criada para expressá-lo.

Nenhum comentário: