quinta-feira, 27 de novembro de 2008

continuação da monografia 2.1 ACULTURAÇÃO

2.1 ACULTURAÇÃO


É certo que essa transmissão pelo contato não abrange toda a cultura do outro grupo. Somente alguns traços se transmitem e se incorporam à cultura receptora. Esta, por sua vez, se torna também doadora em relação à cultura introduzida, que incorpora os seus padrões, hábitos ou costumes; que até então lhe eram estranhos. É o processo de aculturação, ou seja, a troca recíproca de valores culturais, pois em todo contato de cultura; as sociedades são ao mesmo tempo doadoras e receptoras. Dessa forma, o homem adquire novos elementos culturais, e enriquece seu tipo cultural.
Esses elementos que compõem o conceito de cultura permitem mostrar que ela está ligada à vida do homem, de um lado, e, de outro, se encontra em estado de movimento, não sendo estática sua permanência no grupo. A cultura se aperfeiçoa se desenvolve, se modifica, continuamente, nem sempre de maneira perceptível pelos membros do próprio grupo. É justamente isso que contribui para seu enriquecimento constante, por meio de novas criações da própria sociedade e ainda do que é adquirido de outros grupos.
Nascida com o homem, à cultura, sofreu modificações ao longo dos tempos, enriquecendo-se de novos elementos e adquirindo novos valores. Ela acompanha a marcha da humanidade; está ligada à vida do homem desde o ser mais antigo. Com a expansão do homem pela terra, ocupando os grupos humanos novos e assim meios ambientes, a cultura se ampliou e se diversificou em face das influências impostas pelo meio, cujas relações com homem condicionaram o aparecimento de novos valores culturais ou o desaparecimento de outros.

Nenhum comentário: