terça-feira, 25 de novembro de 2008

PREPARANDO AULAS DE ARTE

Preparando as aulas de arte
Nessa época de férias, os arte-educadores tem um pouco de tempo livre a mais, e a maioria busca subsídios para preparar suas aulas. Uma boa idéia é usar os Bancos de Imagens dos grandes Museus. Grande parte deles oferece, para uso educacional, parte de seus acervos em forma digital, nos sites, para download gratuito.
Se você estiver por São Paulo, no MASP, Museu de Arte de São Paulo, na Capital, o site do serviço educativo já está com o calendário de atividades disponível e oferece, já agora em janeiro, uma grande variedade de atividades.
O MAC, Museu de Arte Contemporânea, da USP, oferece, no site, a Visita Virtual e o Catálogo Virtual, onde podem ser conhecidos os espaços do museu e o acervo, respectivamente. Muito interessante é a área do site chamada Curadoria Virtual 3D (um Projeto de Pesquisa desenvolvido no Laboratório de Tecnologias Interativas do Departamento de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP com apoio do MAC-Museu de Arte Contemporânea da USP e do Banco Santander), onde se podem visitar as obras da Galeria Virtual em 3D. Além disso, o programa de Inclusão Sócio-Educativa e Cultural “Viva a Arte!” promove ações em educação com ênfase na área das artes visuais, como oficinas, visitas orientadas a exposições, bate-papos e sessões de audiovisuais que contribuem na formação dos freqüentadores. A responsável pelo programa é a educadora Andrea Amaral.
No Museu Brasileiro da Escultura, MuBE, a área de arte-educação, ou Arte/Educação, como é a forma mais atual que a área tem sido chamada, sob responsabilidade de Eneida Fausto e Marcelo Vieira, oferece uma lista de cursos de “peso”. O Curso História da Arte Sintética, com o Professor Nelson Screnci, será totalmente gratuito e oferece 192 vagas. Vai acontecer entre 09 de abril e 28 de maio, nas segundas-feiras, entre 20h15 e 21h45 e oferece certificado aos participantes que tiverem um mínimo de 85% de freqüência. Outro curso interessante é o Grandes mestre da Pintura, com o Professor Alberto Beuttenmuller, que inicia dia 29 de janeiro próximo (seis encontros, com duração de 3 horas cada) e acontecerá nas segundas-feiras, das 19h30 às 21h30. Informações pelo telefone 11 3081-8611.
No MAB/Centro da FAAP, até o dia 20 de janeiro, pode ser conferida a exposição “Cobra e Cia.”, com curadoria de Catherine de Braekeleer. A mostra apresenta 58 gravuras que, segundo a divulgação da exposição “retraçam o percurso e o espírito do movimento Cobra, traçando um panorama das realizações gráficas que dele se originaram” está bastante interessante. É uma realização do MAB/CENTRO em conjunto com a Comissão Geral de Relações Internacionais da Comunidade Francesa da Bélgica. Endereço: Edifício Lutetia - 1º e 2 º andar, Praça do Patriarca, 78 – Centro. São Paulo – SP. Com horário de funcionamento de 2ª a 6ª das 10h00 às 18h00 e sábados e domingos, fechado. Entrada franca. Informações: (11) 3101-1776 e imagens podem ser vistas no hotsite.
Já o Museu Lasar Segall, também na Capital de São Paulo oferece os programas Museu-Escola e Arte em Família. Na Agenda de Atividades de férias estão previstas atividades como o Curso de Férias para Professores (de 13/02/2007 a 15/02/2007), com Orientação de Elaine Carvalho e Paula Torelli e inscrições a partir de 01 de fevereiro, das 9h00 às 18h00, pelo telefone 11 5572-3586 e investimento de R$ 80,00 (50% desconto para professores da rede pública). No link tem-se acesso ao material educativo da exposição “Degas: O Universo de um Artista”, que esteve em cartaz até agosto de 2006. E outra boa dica é inscrever a molecada no Clube Infantil de Arte Suzana Rodrigues, que oferece atividades para crianças até 10 anos de idade.
Agora se você está ou vai estar no Rio nas férias, é uma boa oportunidade de visitarm no MAM Rio, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, até 21 de janeiro, a exposição World Press Photo 2006 (3º andar - espaço 3.3) sob patrocínio da Vivo. Infelizmente o serviço Educativo do MAM Rio está fechado desde fevereiro de 2006, o que é uma sensível perda aos arte-educadores cariocas.
Mas já que está no Rio mesmo, vá até Niterói e visite o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A Divisão de Arte e Educação do MAC é muito boa, e as ações educativas são imperdíveis! O programa para professores, chamado Encontro mensal para professores no MAC são mostradas estratégias educativas desenvolvidas pela equipe de arte-educação do museu sempre com tema das diferentes exposições em cartaz. Acontece toda primeira quarta-feira de cada mês, das 14h às 17h30 e as inscrições são feitas, previamente, pelo telefone 2620.2400 ou 2620.2481 (ramal 29). Aproveite e visite a exposição Deuses gregos, que esteve no MAB/FAAP em São Paulo, no ano passado. Embora a crítica em São Paulo não tenha sido muito “efusiva” é uma oportunidade de conhecer parte do acervo de arte clássica greco-romana de um dos museus mais importantes do mundo, o Museu Pergamon de Berlim.
Se você domina o idioma de Shakespeare, boas dicas são os sites dos museus norte americanos Guggenheim e MoMA.
No Museu Guggenheim, de NYC, por exemplo, há o programa Arts Curriculum Online, onde podem ser conseguidos recursos, inclusive imagens coloridas e sugestões de atividades para aulas. No endereço você pode ver mais detalhadamente o material e a proposta.
Já no MoMA, também de NYC, os programas destinados a educação são coordenados pelo departamento de educação, são destinados ao conhecimento de arte moderna e contemporânea. Dê uma olhada no Red Studio e no Modern Teachers. No segundo, é possível conseguir imagens de obras de Velásquez, Degas, Cézanne, Seurat, Van Gogh e outros, e arquivos .pdf com e-books completos com aulas sobre vários temas das duas áreas. No caso de você desejar, o MoMA também conta com um programa de Distance Learning (aprendizado a distância) bastante interessante.



________________________________________
Jurema Sampaio é Mestre em Artes Visuais, especialista em Ensino e Produção de Arte, licenciada em Arte-Educação, Desenho e Artes Plásticas (PUC-Campinas). Atualmente cursa Doutorado. Professora Universitária.

editoria: arte-educação, em 16/1/2007

Nenhum comentário: